quarta-feira, 22 de abril de 2009

glossario da alimentação


Alimentos – Alimentos são todas as substâncias utilizadas pelos animais como fontes de matéria e energia para poderem realizar as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento, reprodução, etc. Para o homem, a alimentação inclui ainda várias substâncias que não são necessárias para as funções biológicas, mas que fazem parte da cultura, como as bebidas com álcool, refrigerantes ou outros compostos químicos psicotrópicos, os temperos, vários corantes usados nos alimentos, etc.

Alimentação saudável – A Alimentação saudável é a alimentação ou nutrição de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar.


Os Carboidratos são o amido e os açúcares encontrados nos alimentos. Constituem a principal fonte de energia. O amido está presente no pão, nos cereais, na farinha de trigo e nas batatas, entre outros. Um dos açúcares mais consumidos na alimentação é a sacarose, ou açúcar comum, de cana-de-açúcar ou beterraba. Outros açúcares importantes são a lactose, encontrada no leite, e a frutose, presente nas frutas. Incluem-se também no grupo dos carboidratos as fibras, que têm como principal função regular o funcionamento intestinal.


As Doenças do Coração e da Circulação podem resultar de uma nutrição deficiente. Uma alimentação com muitas gorduras pode provocar aumento do colesterol no sangue que, por sua vez, acaba potencializado a probabilidade de ataques cardíacos e derrames, além de outras doenças dos vasos sanguíneos.


Os glícidos – Os glícidos representam o grupo mais abundante de compostos da matéria viva. Ainda hoje continuam a ser descobertos novos glícidos bem como as funções que desempenham nos processos biológicos, normais ou patológicos. Muitos destes compostos constituem uma fonte de energia para os organismos.

Os lípidos – Lípidos são bio moléculas insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos, como o álcool, benzina, éter e clorofórmio. A família de compostos designados por lipidos é muito vasta. Cada grama de lípido armazena 9 calorias de energia cinética, enquanto cada grama de glicídio ou proteína armazena somente 4 calorias.
Os Minerais – também são necessários para o crescimento e para a manutenção das estruturas do corpo. O cálcio, o magnésio e o fósforo são partes essenciais dos ossos e dos dentes. Além disso, o cálcio é necessário para a coagulação sanguínea e para a contracção muscular, entre outras funções. O ferro é uma parte importante da hemoglobina, substância vermelha do sangue que transporta oxigénio e gás carbónico. Os minerais também são necessários para manter a composição dos sucos dignitários e dos fluidos que se encontram dentro e ao redor das células do corpo. Entre outros minerais vitais estão o iodo, o potássio, o sódio, o enxofre e o zinco.

Obesidade é causada por uma alimentação mais abundante do que a que o corpo necessita para o seu crescimento, energia e manutenção.

1 comentário:

  1. sim senhora vocês tiveram bom gosto para fazer este trabalho. vocês trabalham muito bem em grupo. Parabéns

    Ass:Sara

    ResponderEliminar